+ equilíbrio
+ energia
+ vitalidade
+ sono
+ calma
+ tranquilidade
11/03/2020
Dormir faz parte da biologia do ser humano e é imprescindível para um desenvolvimento saudável a nível físico, mental e intelectual. Segundo a Associação Portuguesa do Sono, pelo menos um terço da nossa vida é passado a dormir. Se fizeres bem as contas, atendendo à esperança média de vida em Portugal, pelo menos 27 anos são passados a dormir! Parece-te um exagero? Apetece-te utilizar algumas destas horas para aproveitar a vida ao máximo? Será que isso seria realmente uma boa escolha?
Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia na Universidade de California Berkeley e autor do livro Why We Sleep, explica que a privação do sono afeta a tua capacidade de criar memórias, aumenta a probabilidade de desenvolveres demência ao longo da vida, afeta o teu sistema reprodutivo, o teu sistema imunitário, entre muitas outras coisas. Há já vários estudos que demonstram também que a privação do sono aumenta o stress, pode ajudar a aumentar de peso e pode contribuir para problemas de saúde como diabetes...
Já tiraste as tuas conclusões acerca da necessidade de priorizar as tuas horas de sono? Esperamos que sim porque, segundo um inquérito realizado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, há muitos portugueses que ainda não perceberam a importância de uma boa noite de sono! Segundo este inquérito realizado a 653 adultos portugueses, 46% dos inquiridos mencionou dormir menos de seis horas por dia, 21% demoram mais de 30 minutos a adormecer, 32% dizem dormir mal e 40% admitem ter dificuldades em manterem-se acordados durante o dia.
Além disso, segundo Teresa Paiva, considerada a maior especialista do sono no nosso país, Portugal é o país do mundo onde mais tarde as pessoas se deitam, sendo que se levantam à mesma hora dos outros países. Parece que não estamos a seguir o sábio ditado “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”.
Mas, afinal, o que é dormir bem e quais são os benefícios?
Em entrevista ao DN Life, Teresa Paiva afirma que dormir bem “é acordar bem-disposto, sem dores de cabeça”. Para a especialista é durante o sono que são repostas e reorganizadas as funções essenciais à cognição, à memória, à aprendizagem, à criatividade e ao equilíbrio emocional e do corpo. Resumindo, o sono funciona como uma espécie de reset ao “limpar” o teu cérebro, para estares pronto a enfrentar o dia seguinte.
E se não conseguires dormir bem?
Há vários mandamentos que deves ter em conta quando chega à hora de ir para a cama, que te podem ajudar a dormir melhor, como a regulação da temperatura do quarto. Mas, se ainda assim não conseguires dormir bem, podes sempre contar com a ajuda do Sleep + para contribuir para a regulação do teu biorritmo.
Só tens vantagens em ter uma boa higiene do sono, que é como quem diz, dormir bem. É importante respeitares o teu ritmo biológico e “ouvires” o teu corpo quando ele te manda descansar. Quando dormes bem, sentes-te mais feliz e és mais produtivo. Para além disso, a qualidade do teu sono melhora o teu metabolismo, ajudando na perda de peso, previne o aparecimento de doenças crónicas e melhora o teu humor. Na sua grande essência, uma boa noite de sono melhora a tua qualidade de vida e o teu bem-estar físico e psicológico. E daqueles que estão à tua volta!
Por isso... não deixes que o mal na tua vida seja o sono.
Precioso sono
11/03/2020
Jet lag: um parceiro de viagem indesejável
11/02/2020
Precioso sono
11/03/2020
Jet lag: um parceiro de viagem indesejável
11/02/2020
Um inimigo chamado sono
11/03/2020
Adeus, noites mal dormidas!
11/03/2020
Quando o sono não chega
11/03/2020